top of page

All black: o preto e os estilos universais

Sexy, romântico ou clássico: o preto transita em todos os estilos.


Tudo começou com Coco Chanel, ainda nos anos 1920, quando a estilista criou um vestido preto para usar no dia a dia. Nas décadas seguintes diversos estilistas como Givenchy, Yes Saint Laurent, Christian Dior e Cristóbal Balenciaga ajudaram a popularizar o preto entre as mulheres, que até então era só a cor do luto:


O surgimento do que hoje chamamos de "pretinho básico" data de 1926, ano em que a revista "Vogue" publicou uma ilustração do vestido criado por Chanel - o primeiro entre vários que a estilista iria criar ao longo de sua carreira. Antes dos anos 20, as jovens não podiam usar preto e as senhoras o vestiam apenas no período de luto. (Claudia Garcia)

Na década de 1990 ficou mais em evidência com o minimalismo e a influência da nova geração de estilistas europeus e orientais e ganhou status de clássico e atemporal. Hoje ele não é só a cor do luto no Ocidente. É, também, sinônimo de luxo; poder; sensualidade; autoridade; respeito; sofisticação; segurança.


Porém, alguns conceitos sobre o preto ser universal, neutro, que "emagrece" e que fica bem em todo mundo não é totalmente verdade.

Alguns looks o preto pode dar a impressão de silhueta mais fina, exatamente por ser escuro, o que causa essa ilusão de sombra, de retração, mas, não é sempre.

Em relação a ideia de que ele é neutro para todas também não é real porque, assim como acontece com todas as outras cores, algumas pessoas ficam lindas e maravilhosas com preto, enquanto outras parecem mais abatidas ou mais velhas.


Na Coloração Pessoal a gente entende que o preto puro (na verdade, é ausência de cor) é uma tonalidade fria e, por isso, mulheres com determinadas características físicas não têm sua beleza tão valorizada porque, o preto "pesa" no visual, seja num sapato, numa bolsa ou num vestido, ou seja, chama mais atenção quando a gente vê de fora. E, consequentemente, nem todas as cartelas contem preto, porque não harmonizam com todas as belezas. Mas, não quer dizer que você não pode usar mais preto. A questão é saber como usa-lo a seu favor.


Descubra mais sobre a Coloração Pessoal aqui.

Durante a série dos estilos universais eu apresentei looks inspiradores com preto em todos eles para mostrar que tem sua parcela de versatilidade, porque vai do sexy ao romântico; do clássico ou dramático com a mesma elegância. Usar a cor a seu favor é isso: é usar de acordo com seu estilo pessoal, com seus gostos, seja lá qual for sua cartela de cores, mas, entendendo suas mensagens e impactos visuais.










 

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page